4 de ago. de 2023

O que é um Servidor? O que é Virtualização?

Fala Fera!

Agora vamos entrar em um tema um pouco mais específico sobre servidores. Vamos falar sobre virtualização. Mas afinal de contas, o que é isso? E quais são as suas vantagens?


A virtualização é uma tecnologia que permite a criação de ambientes virtuais, nos quais recursos de hardware e software são compartilhados e utilizados de forma eficiente. Essa tecnologia tem como objetivo principal maximizar a utilização dos recursos de um servidor físico, permitindo a execução de múltiplas máquinas virtuais (VMs) independentes.

Existem dois principais tipos de virtualização: virtualização de hardware (ou virtualização de sistema) e virtualização de software.

  • Virtualização de Hardware: Nesse tipo de virtualização, um software chamado hipervisor (ou monitor de máquina virtual) é instalado diretamente no hardware do servidor, criando uma camada de abstração entre o hardware físico e as VMs. O hipervisor permite que múltiplos sistemas operacionais e aplicativos sejam executados em paralelo, cada um em sua própria VM isolada. Essa abordagem permite compartilhar e otimizar recursos como CPU, memória, armazenamento e rede entre as VMs.

Existem dois tipos de hipervisores:

  1. Hipervisor de Tipo 1 (Bare-Metal): O hipervisor de tipo 1 é instalado diretamente no hardware físico do servidor. Ele controla diretamente o acesso aos recursos de hardware e gerencia as VMs. Exemplos de hipervisores de tipo 1 incluem o VMware ESXi, Microsoft Hyper-V, Citrix XenServer e KVM.
  2. Hipervisor de Tipo 2 (Hospedado): O hipervisor de tipo 2 é instalado em cima de um sistema operacional hospedeiro. Nesse caso, o sistema operacional hospedeiro fornece a interface de hardware e o hipervisor é executado como um aplicativo dentro dele. Exemplos de hipervisores de tipo 2 incluem o VMware Workstation, Oracle VirtualBox e VMware Fusion.
  • Virtualização de Software: A virtualização de software refere-se à criação de ambientes isolados dentro de um sistema operacional hospedeiro, conhecidos como contêineres ou máquinas virtuais baseadas em software. Nesse caso, um software de virtualização, como o Docker, é usado para criar e gerenciar os contêineres ou VMs. Cada contêiner ou VM possui seu próprio ambiente isolado com recursos alocados, permitindo a execução de aplicativos independentes.,

A virtualização oferece várias vantagens, incluindo:

  • Consolidar servidores físicos: A virtualização permite executar múltiplas VMs em um único servidor físico, o que ajuda a reduzir a quantidade de hardware necessário e economizar espaço, energia e custos de refrigeração.
  • Melhor utilização de recursos: Através da virtualização, os recursos de hardware, como CPU e memória, podem ser compartilhados e alocados de forma dinâmica entre as VMs, garantindo uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.
  • Isolamento e segurança: As VMs são isoladas umas das outras, o que significa que falhas ou problemas em uma VM não afetam as outras. Isso proporciona maior segurança e evita o impacto em outros serviços.
  • Flexibilidade e escalabilidade: A virtualização permite criar, implantar e mover VMs de forma rápida e fácil. Ela facilita o dimensionamento vertical (aumentar a capacidade dos recursos de uma VM) e o dimensionamento horizontal (adicionar mais VMs) de acordo com as necessidades do ambiente.
  • Testes e desenvolvimento: A virtualização oferece um ambiente ideal para testar e desenvolver aplicativos. Os ambientes de teste podem ser criados rapidamente em VMs independentes, permitindo a experimentação sem afetar a produção.
Resumindo, a virtualização é uma tecnologia que permite a criação de ambientes virtuais, proporcionando maior eficiência no uso de recursos, isolamento, segurança e flexibilidade. Ela é amplamente utilizada em ambientes de servidores para consolidar infraestruturas, reduzir custos e facilitar a administração de sistemas.

No último post sobre servidores, falamos sobre servidores dedicados para jogos. Clique aqui e confira.

Já conhece meu canal no YouTube? Clique aqui para acessar e se possível, se inscreva! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário