14 de jul. de 2023

O que é um servidor? Arquiteturas de Servidores

Fala Fera!

Seguindo a temática sobre servidores, vamos agora falar sobre as principais arquiteturas envolvidas no processo de criação e configuração de um servidor:


  • Cliente-servidor: É uma arquitetura amplamente utilizada, na qual os clientes enviam solicitações para um servidor central, que responde fornecendo os recursos ou serviços solicitados. Os clientes podem ser computadores individuais, dispositivos móveis ou outros servidores
  • Cluster: Nessa arquitetura, vários servidores são agrupados em um cluster para trabalhar juntos como uma única entidade coesa. O objetivo é melhorar o desempenho, a disponibilidade e a escalabilidade do servidor, distribuindo a carga de trabalho entre os nós do cluster.
  • Nuvem: Essa arquitetura envolve o uso de servidores virtuais e recursos de computação em nuvem para fornecer serviços aos clientes. Os servidores e recursos são provisionados e gerenciados pela provedora de serviços em nuvem, permitindo escalabilidade flexível e disponibilidade sob demanda.
  • Microsserviços: Nessa abordagem, um aplicativo é dividido em vários componentes menores e independentes chamados de microsserviços. Cada microsserviço é implantado em seu próprio servidor e se comunica com os outros para fornecer a funcionalidade geral do aplicativo.
  • Servidor em Camadas: Nessa arquitetura, o servidor é dividido em camadas distintas, cada uma com responsabilidades específicas. Geralmente, as camadas incluem a camada de apresentação, a camada de lógica de negócios e a camada de armazenamento de dados. Essa abordagem permite uma melhor organização do código, modularidade e escalabilidade.
  • Event-Driven: Nessa arquitetura, o servidor é projetado para responder a eventos ou mensagens específicas. Ele utiliza um mecanismo assíncrono para receber, processar e enviar eventos, permitindo uma maior capacidade de lidar com um grande número de solicitações concorrentes.
  • Servidor Distribuído: Nessa arquitetura, vários servidores são distribuídos geograficamente para lidar com a carga de trabalho. Os servidores se comunicam entre si para coordenar as operações e fornecer serviços para os clientes. Essa abordagem oferece alta disponibilidade, escalabilidade e tolerância a falhas.
Essas são algumas das arquiteturas comuns usadas na criação de servidores. A escolha da arquitetura depende das necessidades e requisitos específicos do projeto, levando em consideração fatores como escalabilidade, desempenho, disponibilidade, gerenciamento e complexidade do sistema.

No último post sobre esse tema, falamos sobre os tipos de servidores. Clique aqui para conferir o post.

Já conhece meu canal no YouTube? Clique aqui para acessar e se possível, se inscreva! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário