1 de mar. de 2023

NUVEM - O que é e como funciona o armazenamento na Nuvem?

O armazenamento na nuvem é uma forma de armazenar dados e arquivos na Internet, em vez de em um dispositivo local, como um disco rígido ou pendrive. Imagem ilustrativa de ferramentas na nuvemAqui está como funciona:
  • Serviços de armazenamento na nuvem: Existem vários serviços de armazenamento na nuvem disponíveis, como o Google Drive, o Dropbox ou o Microsoft OneDrive. Você pode escolher o serviço que melhor atenda às suas necessidades e se inscrever para obter uma conta gratuita ou paga.
  • Armazenamento de dados: Depois de ter uma conta, você pode fazer upload de seus arquivos e dados para a nuvem. Isso é feito através da interface web do serviço de armazenamento na nuvem ou com a ajuda de um aplicativo de desktop ou dispositivo móvel.
  • Acesso aos dados: Depois de ter armazenado seus dados na nuvem, você pode acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a Internet. Isso significa que você pode ver, editar e compartilhar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo, como um computador, tablet ou smartphone.
  • Backup de dados: Além disso, o armazenamento na nuvem oferece backup de dados, o que significa que seus dados estão seguros mesmo se ocorrer algum problema com o seu dispositivo local. Se você perder seu disco rígido ou smartphone, por exemplo, poderá recuperar seus dados a partir da nuvem.
Os arquivos são armazenados em servidores remotos, geralmente administrados por empresas especializadas em armazenamento na nuvem. Esses servidores são instalados em centros de dados, que são espaços seguros e climatizados com alta disponibilidade de energia elétrica e conectividade de rede.

Os servidores armazenam seus arquivos e dados e os mantêm seguros com medidas de segurança, como criptografia de dados e backup de dados. Quando você faz upload de um arquivo para o serviço de armazenamento na nuvem, o arquivo é dividido em fragmentos e cada fragmento é armazenado em um servidor diferente. Isso garante a disponibilidade e a integridade dos dados mesmo se algum dos servidores falhar.

A localização exata dos servidores depende da empresa responsável pelo armazenamento na nuvem e pode variar de país para país. Algumas empresas têm centros de dados em vários países, o que permite aos clientes escolher onde seus dados serão armazenados. Em resumo, o armazenamento na nuvem é uma forma conveniente de armazenar, acessar e compartilhar seus dados e arquivos. Ao invés de armazenar seus dados em um dispositivo local, você os armazena na Internet, onde eles estão disponíveis em todos os seus dispositivos, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário