23 de out. de 2013

Falando sobre a música "Golpe Errado" - Geraldo Pereira

Fala feras!
Hoje vamos ouvir um dos meus sambas preferidos desse grande compositor que foi Geraldo Pereira: Golpe Errado.
foto de Geraldo Pereira

Geraldo Pereira, era amigo de Cartola e fez alguns clássicos dos samba como “Falsa Baiana“, “Acertei no Milhar” e “Escurinha“.

Gosto muito de suas músicas, pois fala sobre coisas simples do nosso cotidiano. Nesse caso, a música Golpe Errado, fala em tom de fofoca. Parece ser alguém conversando e falando sobre um personagem um tanto “safado”:

Lá vem ele / Com seu terno Branco engomado / Trazendo outra morena ao seu lado

É interessante, que as músicas dessa época eram muito machistas e supervalorizavam quase sempre ao homem, mas nesse caso, estão falando mal de um “machão”.
Mesmo assim, ela ainda tem um tom machista, pois ele é o personagem principal.

É legal perceber que mesmo nessa época
(não tenho certeza de quando a música foi composta, mas foi algo em torno de1930 e 1950) os termos usados pelo povo, lembram muito a época da escravidão:

E a negra dele / Na tábua da branca se acabando / E ainda leva o jantar embrulhado

O cantor se refere à mulher do “safadinho” como a “negra”, e quando vai falar da patroa dessa negra, refere-se à ela como “a branca”. Ou seja, mesmo nessa época a escravidão ainda deixava suas marcas (os negros ainda eram sujeitos aos brancos).

Na segunda parte da música, voltam a criticar as atitudes do malandro e falam sobre sua postura de machão:

A hora que ele vai pra batucada / É a hora que ela chega do trabalho / E tem que fazer de madrugada / Bife mal passado pra ele / Não ficar contrariado

E gostam de dizer, que esse “golpe” que ele está dando é errado no refrão:

Todo mundo diz que é / Um golpe errado

É uma música bem divertida, e que tem que se levar em consideração à época em que foi gravada. Os costumes eram totalmente diferentes, bem como o vocabulário popular.
--
Conheça a obra desse grande artista através de seus discos! Compre e nos ajude com uma comissão através de nosso link do Submarino!

Espero que tenham gostado!
Um forte abraço e Flw Feras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário