1 de jul. de 2013

Falando Sobre a Música Provei

Fala fera!
No “Falando sobre música” de hoje, vamos ouvir uma das obras de Noel Rosa: Provei!
Imagem de Noel Rosa
Noel Rosa foi um cantor da década de 30, que morava no bairro de Vila Isabel e que compôs dezenas de músicas sobre diversos assuntos e nunca deixou de ressaltar em seus versos, que era um amante da boêmia. Talvez esse seja o motivo de Noel ter tido uma vida tão curta (morreu aos 26 anos de idade).
Escolhi essa música, principalmente pelo contraste que ela tem com as outras obras do Noel, pois essa é uma música que fala sobre amor, e sobre como Noel redescobre o amor com outra pessoa.
No verso: “Nunca se deve jurar / Não mais amar a ninguém / Não há quem possa evitar / De se apaixonar por alguém” Noel chega à se contradizer se levarmos em conta algumas de suas obras, como por exemplo a música “Amar Com Sinceridade“, observe:
Amar com sinceridade / Não há quem consiga uma só vez. / Pode haver muita amizade / Mas há sempre a falsidade / Como outrora Judas fez!
ou então, na música “Pela Décima Vez“:
“Jurei não mais amar pela décima vez / Jurei não perdoar o que ela me fez / O costume é a força que fala mais forte do que a natureza / E nos faz dar provas de fraqueza
E podemos enumerar outras obras, mas não quero me prolongar de mais, só quero exibir sua música e mostrar como os “gênios” também se contradizem, então vamos conferir conforme foi gravado na época, pela interprete “Marília Batista“:


E agora na versão que mais gosto, com Chico Buarque e Tom Jobim:


Provei
Do amor todo amargor que ele tem
Então jurei
Nunca mais amar ninguém
Porém, eu agora encontrei alguém
Que me compreende
E que me quer bem

Nunca se deve jurar
Não mais amar a ninguém
Não há quem possa evitar
De se apaixonar por alguém

Quem fala mal do amor
Não sabe a vida levar
Pois quem maldiz a própria dor
Tem amor mas não sabe amar
--
Conheça a obra desse grande artista através de seus discos! Compre e nos ajude com uma comissão através de nosso link do Submarino!

Um forte abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário